Quando falamos em manutenção preventiva, isso engloba a checagem periódica dos componentes e sistemas que compõem o veículo, que são fundamentais para o seu funcionamento e eficiência adequados.
Realizar manutenção preventiva reduz a possibilidade de falhas no veículo, garantindo que o mesmo esteja totalmente funcional sem perda de desempenho ou desgaste prematuro.
Abaixo, confira os principais itens a serem checados na hora de revisar seu carro:
Pneus
Sendo um dos componentes que mais se desgastam em um carro, é fundamental a revisão dos pneus, para garantir segurança e bom funcionamento do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o pneu deve ser substituído quando os sulcos atingirem a profundidade de 1,6 mm.Lembre-se que, além de comprometer a estabilidade, pneus com excesso de uso aumentam o consumo de combustível.
Velas
Não espere as velas estragarem para trocá-las. Faça esse procedimento exatamente como manda o fabricante. Esse é o item mais importante na questão do consumo de combustível, portanto, não hesite em trocar todas de uma vez se somente uma apresentar problemas.
Troca de óleo
Em uma manutenção preventiva, esteja sempre atento à troca dos fluidos. Tanto o óleo quanto o filtro do motor devem ser trocados a cada 10 mil km ou a cada seis meses de uso, porém, diante de qualquer sinal de mau funcionamento, faça a troca. Observe também os níveis de óleo da caixa e da direção hidráulica.
Filtro de ar
Componente muito importante no motor, pois o fluxo de ar ajuda no seu funcionamento adequado, evitando desgastes desnecessários. Sua manutenção é recomendada a cada 12 meses, mas isso pode variar dependendo do uso do carro. Quanto mais utilizado for o veículo, mais cedo a troca deve ser feita.
Alinhamento e balanceamento:
Além da questão da segurança e estabilidade, o alinhamento e balanceamento são fundamentais para manter o estado dos pneus no nível ideal. Recomenda-se o procedimento a cada 10 mil km, mas qualquer sinal de irregularidade leve o carro a uma oficina mecânica o quanto antes.
Freios:
A revisão do sistema de freio é uma das mais importantes, tendo em vista que falhas nesse sistema podem causar acidentes graves. Recomenda-se uma checagem a cada 10 mil quilômetros. Além de importantes na segurança, freios mal calibrados fazem o carro gastar mais combustível — já que o motor precisa fazer mais força para rodar.
Portanto, não deixe de realizar revisões periódicas no seu veículo. A manutenção preventiva é fundamental para manter o veículo rodando com eficiência e com o consumo correto de combustível. Lembrando que é importante escolher um local confiável e que realize esses serviços com a expertise necessária.
Comments